Zona Azul Eletrônica SP

No dia 11/07 um novo sistema de Zona Azul passou a valer em São Paulo. Conhecido como Zona Azul Eletrônica, já havia sido implantado em várias cidades do interior e agora chega a capital paulista, com alguns problemas no início, mas passando por adaptações para atender as necessidades da cidade.

São Paulo possui cerca de 40 mil vagas rotativas, administrar tudo isso é muito complicado, com o novo sistema, além de tornar a tarefa mais rápida e eficaz, o condutor ainda sai ganhando pela praticidade de poder adquirir os seus créditos à distância e sem a necessidade de retornar a vaga caso precise de mais tempo no local.

publicidade

zona azul eletronica sp

Zona Azul Eletrônica em SP – Baixe os Aplicativos e consiga pela internet

Com esses aplicativos, agora os condutores de veículos poderão optar por comprar cartões digitais ao invés de fixar o comprovante no pára-brisa do veículo. A prefeitura de São Paulo espera reduzir as fraudes que só em 2015, causaram um prejuízo de mais de 50 milhões.

publicidade

A ativação deve ser feita informando a placa do veículo, o cadastro de cartão de crédito e a escolha do tempo de permanência na vaga. Apesar da implantação do novo sistema, o preço para o cartão digital continua a ser o mesmo, não houve reajustes sendo que ele custa R$ 5 por período, que pode variar entre 30 minutos e 4 horas – de acordo com o local onde o motorista estacionou – a exemplo do Parque da Aclimação, onde 1 Cartão/CAD é válido para 2 horas e 2 Cartões/CAD para 4 horas; já na na Praça Charles Miller 1 Cartão/CAD é válido para 3 horas e 2 Cartões/CAD para 6 horas, o correto é sempre verificar os indicadores na placa de sinalização para se manter atento aos valores. Também estão sendo comercializados compra com desconto de dez cartões por R$ 45.

Abaixo a lista de aplicativos disponíveis até o momento e seus respectivos links para download:

publicidade

aplicativo zona azul Para Android:

DigiPare;

Vaga Inteligente;
SP Cartão Azul Digital;

aplicativo zona azul Para iOS:

Vaga Inteligente (em breve os outros aplicativos também serão disponibilizados para iOS)

A prefeitura de São Paulo também planeja melhorar o sistema colocando postos de venda de créditos, ou permitindo que os motoristas façam as suas compras em bancas de jornal. Isso dispensaria o uso do celular para o processo de ativação dos tíquetes digitais. Todos os apps são distribuídos gratuitamente, basta o usuário escolher algum de sua preferência, fazer o download e começar a utilizar.

A partir de agora, a fiscalização também passa a ser digital! Os agentes terão acesso a equipamentos que permitirão verificar a regularidade dos veículos estacionados nas vagas rotativas. Se eles não estiverem de acordo com as exigências, ou não estiverem com créditos expirados poderão ser autuados e ainda ficará sujeito a aplicação de penalidade (multa grave – 5 pontos), além da medida administrativa (guinchamento).

Os trechos são sinalizados com o BOLSÃO CAMINHÃO permitem o estacionamento de caminhão, caminhonete e veículo misto, para isso o motorista deverá utilizar 1 Cartão/CAD para 30 minutos e 2 Cartões/CAD para 1 hora. As informações mais detalhadas estarão indicadas na placa. No caso dos veículos estacionarem fora das vagas do Bolsão Caminhão ou no Bolsão Caminhão da Rua Santa Rosa, o que estará em vigor será a REGRA GERAL (1 Cartão/CAD para 1 hora e 2 Cartões/CAD para 2 horas).

O talão de papel ainda continua valendo como zona azul em sp?

Sim, aqueles que ainda não se adaptaram ao novo sistema, ou preferem continuar utilizando o modelo antigo, poderão consultar os pontos de venda credenciados para adquirirem os seus créditos normalmente. Não existem planos da prefeitura para desabilitá-los.

Um dado importante divulgado pela prefeitura de São Paulo é que a Companhia de Engenharia de Tráfego – CET, não terá responsabilidade indenizatória por acidentes, danos, furtos ou prejuízos que os veículos ou seus proprietários possam ocorrer nas áreas destinadas ao estacionamento Rotativo Zona Azul. Veja algumas das vantagens em utilizar o novo sistema, conforme divulgado pelo site da empresa:

  • Evita fraudes;
  • Dispensa o preenchimento de cartões impresso em papel;
  • Dispensa manter o comprovante de pagamento da tarifa no interior do veículo;
  • Comodidade de utilizar o cartão de crédito como forma de pagamento;
  • Permite a consulta aos números de autenticações de todas as transações.
publicidade
Zona Azul Eletrônica em São José dos Campos
Zona Azul Eletrônica CET

Deixe uma resposta

Your email address will not be published / Required fields are marked *