Zona Azul Eletrônica

A Zona Azul Eletrônica, ou Zona Azul Digital é um sistema que já foi implantado em diversas cidades brasileiras cujo objetivo é melhorar o fluxo de veículos em vagas rotativas. Também permite que o condutor possa se beneficiar com uma série de recursos que visam trazer mais comodidade na hora de comprar e utilizar seus créditos.

Veja como funciona a Zona Azul em Guarulhos

publicidade

Recentemente o sistema de Zona Azul Eletrônica foi implantado na cidade de São Paulo, veja alguns dos aplicativos mais famosos que estão sendo usados para fazer a compra e uso de créditos na capital paulista.

Zona Azul Eletrônica

publicidade

Zona Azul Eletrônica – Aplicativos

Um dos motivos que levaram a adesão do novo sistema são as fraudes. A prefeitura divulgou que só no ano de 2015, estima-se que mais de 50 milhões não foram arrecadados. Há também a questão das cobranças indevidas por parte de flanelinhas acima dos preços de tabela. Veja abaixo a lista de aplicativos disponíveis para o uso da Zona Azul Digital em São Paulo:

Para Android:

DigiPare;

publicidade

Vaga Inteligente;
SP Cartão Azul Digital;

Para iOS:

Vaga Inteligente (os dois outros aplicativos serão lançados para iOS em breve)

Para começar a fazer o uso dos aplicativos, o usuário deverá fazer o login disponibilizando dados como CPF/CNPJ e uma senha. Você também precisará informar a placa do seu veículo (você pode cadastrar mais de uma placa, se houver necessidade), em seguida cadastre o seu cartão de crédito e escolha o tempo de permanência na vaga. Você pode ativar a função de alerta desses aplicativos, a medida que o seu crédito estiver expirando, você será avisado que há mais alguns minutos para efetuar uma nova recarga.

Multas e preços

A fiscalização é feita pelos agentes da Companhia de Engenharia de Tráfego que contam com um aparelho eletrônico para verificar a condição do veículo estacionado, ele digitará a placa e poderá consultar todas as informações necessárias para sua análise, se estiver de forma irregular uma multa é aplicada, além de pontos na carteira.

Mesmo com a implantação do novo sistema, os preços da Zona Azul mantêm-se inalterados, sendo R$5 por período, dando direito a duas horas, ou ainda poderá optar por um conjunto de 10 cartões no valor de R$45. Os preços das vagas rotativas podem variar de acordo com o local, por exemplo: no Parque Ibirapuera e no Parque da Aclimação, 1 Cartão/CAD para 2 horas e 2 Cartões/CAD para 4 horas; na Praça Charles Miller 1 Cartão/CAD para 3 horas e 2 Cartões/CAD para 6 horas.

A prefeitura de SP ainda planeja colocar alguns pontos de vendas distribuídos pela cidade, e também oferecer a possibilidade de recargas em bancas de jornal, dispensando o uso do telefone celular. O cliente deverá apenas informar a placa do veículo e o tempo que deseja adicionar.

Quanto as regras para o utilização continuam as mesmas em relação a Zona Azul tradicional, mas o que pode variar são as regras de estacionamento, por isso, o ideal é que os motoristas sempre verifiquem a sinalização dos locais onde desejam deixar seus veículos. Veja algumas das vantagens de se utilizar os aplicativos de Zona Azul Eletrônica:

  • Evita fraudes;
  • Dispensa o preenchimento de cartões impresso em papel;
  • Dispensa manter o comprovante de pagamento da tarifa no interior do veículo;
  • Comodidade de utilizar o cartão de crédito como forma de pagamento;
  • Permite a consulta aos números de autenticações de todas as transações;

Com os aplicativos ainda é possível usufruir das seguintes funcionalidades:

  • Indicação do tempo restante de estacionamento;
  • Alarme de alerta indicando que o motorista deve fazer recarga, ou retirar o veículo da vaga;
  • Consulta a saldo;
  • Extrato de aquisição e ativação do CAD;
  • Relação de mapas e buscas pelo nome de via.

Em caso de dúvidas, você pode consultar o site da CET SP para obter mais informações sobre os aplicativos e as regras de utilização do sistema de Zona Azul Eletrônica.

publicidade
Zona Azul Eletrônica Guarulhos
Zona Azul Eletrônica SJC

Deixe uma resposta

Your email address will not be published / Required fields are marked *